Itaú de Minas, 24 de abril de 2017 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Mapa do Site | Fale Conosco | Pesquisa:

Secretária:

 

Atendimento à população:

De segunda-feira à sexta-feira, das 07h às 11h e das 12h30min às 16h

Endereço:

Avenida Engenheiro Manoel Batista, 363 – Centro

Contato:

(35) 3536-4305 / Fax: (35) 3536-4305
e-mail: promocaosocial@itaudeminas.mg.gov.br

CRAS

Atendimento à população: de segunda-feira à sexta-feira, das 07h às 11h e do 12:30 às 16:00 h.
Endereço: Avenida Engª. Manoel Batista, 363 – Centro – CRAS
Telefone: (35) 3536-4184 | Fax: (35) 3536-4305
e-mail: cras@itaudeminas.mg.gov.br

Programas

Bolsa Família:

Responsável Técnico:
Fone: (35) 3536-4305
E-mail: bolsafamilia@itaudeminas.mg.gov.br

O Programa Bolsa Família, foi instituído no município pela lei nº. 559 de 30 de março de 2005. Destina-se à transferência direta de renda a famílias que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, respeitadas as condicionalidades da saúde e educação. As informações são concentradas em um Cadastro Único utilizado pelo Governo Federal para autorização / concessão de novos benefícios, além do cruzamento de dados (RAIS, PRONAF, INSS entre outros) e informações fornecidos pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação.

PAIF

Assistentes Sociais Responsáveis:
Fone: (35) 3536-4184
E-mail: cras@itaudeminas.mg.gov.br

O programa de Atendimento Integral à Família é responsável pelas ações e serviços básicos continuados para famílias em situação de risco social e compreende as seguranças de rendimento, autônomo, acolhida, convívio ou vivencia familiar e comunitária.Liberdade Assistida: Embora o CRAS se proponha a trabalhar preventivamente (quando os laços familiares e comunitários ainda não foram rompidos), também acolhe a demanda do Programa. A equipe interdisciplinar do CRAS, composta de psicóloga, assistente social e psicopedagoga, é responsável pelo acolhimento do adolescente e sua família.O fluxo de atendimento se dá a partir da primeira entrevista depois de encaminhado ao CRAS, via oficio Judicial. Neste primeiro momento o adolescente é esclarecido de seus direitos e deveres e dada à oportunidade de fala de suas expectativas e possibilidades de reinserção social. A rede sócio-assistencial é amplamente utilizada tendo em vista seu processo de resocialização.O acompanhamento junto á rede é sistemático e as visitas domiciliares são quinzenais, o programa permite que o adolescente, durante o cumprimento da medida sócio educativa de liberdade assistida, permaneça na comunidade sem se afastar da família, do trabalho e da escola. Outro objetivo fundamental consiste em eliminar ou reduzir as possibilidades da reincidência, ou seja, a repetição da conduta anti-social. A medida sócio-educativa além de proteger o adolescente autor de ato infracional com assistência psicológica e social tem por objetivo reverter seu potencial de criminalidade para que venha a se tornar um cidadão responsável e integrado à sociedade.
Serviços

Serviço de Psicologia

Responsável:
Fone: (35) 3536-4184
E-mail:cras@itaudeminas.mg.gov.br

A psicologia no CRAS sugere, prioritariamente, o acolhimento de todos que nessa organização, mediante as suas vulnerabilidades, solicitar ajuda, e a partir da compreensão da demanda, providenciar, criar e assegurar espaços de convívio para o exercício de reflexão crítica e criativa que contribua para o fortalecimento de vínculos, a valorização da identidade étnico-cultural o desenvolvimento de laços de solidariedade e cooperação , o fortalecimento da autoestima, na busca de estrategias individuais e/ou coletivas de sobrevivência melhoria da qualidade de vida. Possibilitar a identificação, construção e fortalecimento de projetos de vida pessoal e social.

Acolhida e atendimento social

É uma das vias de acesso aos Serviços especializados do CRAS. Embora exista uma necessidade material a ser atendida, a triagem social possibilita a identificação de outras carências e, para tanto se utiliza de entrevista social, levantamento socioeconômico e visita domiciliar, levando ao conhecimento e intervenção da equipe interdisciplinar os casos que o exigir.

BPC

Assistentes Sociais Responsáveis:

Fone: (35) 3536-4184
E-mail:cras@itaudeminas.mg.gov.br

É uma das vias de acesso aos Serviços especializados do CRAS. Embora exista uma necessidade material a ser atendida, a triagem social possibilita a identificação de outras carências e, para tanto se utiliza de entrevista social, levantamento socioeconômico e visita domiciliar, levando ao conhecimento e intervenção da equipe interdisciplinar os casos que o exigir.

O Benefício de Prestação Continuada, assegurado constitucionalmente como benefício não contributivo é a garantia de 1 (um) salário mínimo mensal às pessoas idosas com 65 anos ou mais e às pessoas com deficiência que comprovem renda per capta familiar inferior a ¼ do salário mínimo. Este Benefício Assistencial foi regulamentado pela Lei n.º 8.742 – Lei Orgânica da Assistência Social/ LOAS de 07/12/1993. A partir da nova concepção da Política Nacional de Assistência Social – PNAS na perspectiva do SUAS, em 2004, o BPC passou a constituir parte integrante da Proteção Social Básica.

No município de Itaú de Minas, o processo de revisão do BPC inicia-se com avaliação social realizada por assistentes sociais, em visitas domiciliares aos beneficiários e suas famílias, buscando informações que contemplem aspectos pessoais, sociais, econômicos e culturais. O processo avaliativo possibilita a identificação de outras carências (relações familiares fragilizadas, inatividade dos idosos e pessoas com deficiência, baixa auto-estima frente à deficiência e à idade avançada, dentre outras) e justifica a intervenção assistencial, ligada às demais políticas públicas do município, a fim que sejam assegurados todos os direitos inerentes ao beneficiário e sua família; desde o suprimento às suas necessidades materiais até o atendimento de profissionais.

Equipe de trabalho

Assistentes Sociais Responsáveis:
Fone: (35) 3536-4184
E-mail: cras@itaudeminas.mg.gov.br

Parceria com Famílias de Apoio

Responsáveis:
Fone: (35) 3536-4184
E-mail: cras@itaudeminas.mg.gov.br

O público atendido pelo Conselho Tutelar são crianças que tiveram sua infância roubada pelo abuso, abandono e maus-tratos e adolescentes negligenciados e em conflito com a Lei.

Garantir o direito da criança e adolescente, á convivência familiar e comunitária é uma das atribuições mais importantes do Conselho Tutelar. No entanto, a medida, quando necessária, de uma retirada da criança e/ou adolescente, deve ser provisória e excepcional, utilizável como forma de transição para colocação em Família de Apoio, até que sejam resgatados os vínculos familiares. Enquanto a criança está na companhia da Família de Apoio, a família de origem recebe orientação, amparo e Promoção Social, para que os pais exerçam a responsabilidade dos deveres inerentes ao poder familiar.