Itaú de Minas, 17 de junho de 2019 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

Alunos da Escola Monsenhor participam de palestra sobre orientação sexual

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do PSF5 realizou na Escola Municipal Monsenhor Ernesto Cavicchioli, na última quinta-feira (10), de uma palestra sobre orientação sexual. Ministrada pela enfermeira e coordenadora do PSF5, Emilaine Pereira Custodio, teve como objetivo ensinar e esclarecer questões relacionadas à educação sexual.
Dúvidas surgiram, sendo respondidas pela coordenadora, que abordou o tema: Conhecendo as Mudanças na Adolescência. Informando aos jovens temas relacionados como iniciação sexual, homossexualidade, drogas, gravidez na adolescência, menstruação, virgindade, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.
Emilaine ressaltou que antigamente falar sobre sexo provocava certos constrangimentos em algumas pessoas, mas disse que é preciso conversar com os alunos. “Tratar desse assunto é preparar os adolescentes para a vida sexual de forma segura, chamando-os à responsabilidade de cuidar de seu próprio corpo para que não ocorram situações futuras indesejadas, como a contração de uma doença ou uma gravidez precoce e indesejada. Infelizmente, o ser humano tende a acreditar que o perigo sempre está ao lado de outras pessoas e que nada irá acontecer com ele mesmo, o que o coloca vulnerável a tais situações. Assim, uma educação sexual sadia é aquela que não se limita ao aprendizado de órgãos, aparelhos reprodutores e funções do corpo humano”, relatou A enfermeira ainda levantou assuntos sobre a auto-estima, desejos sexuais e sentimentos conflitantes, permitindo uma visão consciente das relações interpessoais e de gêneros.