Itaú de Minas, 20 de outubro de 2019 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

PSF 3 orienta gestantes quanto a Saúde Bucal durante a gravidez

A Secretaria de Saúde, por meio do PSF 3, realizou na última quinta, dia 10, uma palestra educativas sobre a Saúde da Gestante e do Bebê. O objetivo foi prevenir o aparecimento de alguns problemas dentários na fase de gestação da mulher.
A palestra foi ministrada pela dentista do PSF 3, Juliana Coutinho de Pádua, que abordou questões sobre a alimentação complementar, tipos de alimentos indicados para o bebê, higienização correta dos alimentos, quando e como se deve inserir cada alimento no cardápio do bebê, o tempo de levar o bebê ao dentista pela primeira vez, como diminuir o incômodo do nascimento dos primeiros dentinhos, meios para evitar a famosa cárie de mamadeira, técnicas que ajudam a mãe a realizar a primeira escovação no bebê, a idade de deixar as crianças escovarem seus dentes sozinhos, entre outros temas.
“Crianças devem usar cremes dentais sem flúor. O flúor quando ingerido pode causar intoxicação aguda ou crônica. Ambas são muito prejudiciais à saúde da criança”, contou Juliana.
A dentista ressaltou ainda que o aleitamento materno é importante para a Saúde Bucal, uma vez que a sua prática irá influir em questões como a cárie dentária, má oclusão, deglutição atípica, e respiração bucal. A orientação sobre a sucção não nutritiva, especificamente dedo e chupeta, deve levar em conta que o bebê que mama no peito de forma adequada e por tempo suficiente tem menos chances de adquirir esses hábitos.