Itaú de Minas, 17 de julho de 2019 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

PSF5 realiza palestra sobre as mudanças na adolescência

No dia 25 de outubro, aconteceu na unidade de saúde do PSF5 um encontro com as mães de adolescentes de 09 a 18 anos. O objetivo do encontro foi orientar as mães sobre as mudanças que acontecem na adolescência, ministrado pela coordenadora do PSF5 Emilaine Pereira.
Segundo explica Emilaine, a adolescência é uma fase da vida em que acontecem muitas mudanças. Ao longo de toda a vida o adolescente experimentará mudanças. Entretanto, na adolescência o processo de amadurecimento biológico, psicológico, sexual e social é muito intenso. A fase da adolescência inclui diversos aspectos que serão vivenciados por uma pessoa: mudanças físicas marcantes relacionadas ao amadurecimento sexual do indivíduo; estabelecimento de relações de grupo; desenvolvimento de novas responsabilidades; e construção de valores pessoais relacionados ao seu ambiente social.
Durante o encontro foram debatidos temas como comportamento dos filhos, atitudes, menstruação, uso de anticoncepcionais, gravidez na adolescência, aborto, papanicolau, ejaculação precoce, espinhas, doenças sexualmente transmissíveis, drogas, uso correto de preservativo, uso de anabolizantes entre outros.
Emilaine também orientou as mães que elas devem cuidar de si em primeiro lugar, pois desta forma elas poderão observar os problemas e dificuldades de seus filhos, terem um dialogo aberto, procurando sempre ser amigas de seus filhos no que for preciso, dar limites mais saber impor.