Itaú de Minas, 21 de novembro de 2019 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

Prefeitura promove ação de prevenção à saúde bucal infantil

A Prefeitura de Itaú de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na sede do PSF 5, nesta quarta-feira (15), uma palestra educativa sobre saúde bucal para meninas e meninos assistidos pelo PSF 5. A ação é em comemoração a semana da criança e foi ministrada pela dentista Simoni Valim, da Secretaria Municipal de Saúde.

De uma maneira bem simplificada, para facilitar o entendimento das crianças e adolescentes, Simoni falou sobre os benefícios da escovação dentária, levou instrumentos que auxiliaram na exposição do conteúdo e respondeu ainda as dúvidas dos pequenos.

As crianças também aprenderam os três processos de escovação dentária, são elas: bolinha-bolinha, trenzinho, e vassourinha.

A forma “bolinha-bolinha” é girar a escova em círculo por cima de cada dente ou entre eles. O formato “trenzinho” é conduzir a escova para frente e para trás e o modo “vassourinha” é passar a escova nos dentes de fora para dentro ou de cima para baixo.

As crianças e adolescentes aprenderam a forma correta de escovar os dentes,e de como utilizar corretamente o creme e fio dental.

Depois da apresentação, Maria Vitória do Nascimento Mota, de 9 anos, fez questão de colocar em prática o que aprendeu no ‘momento da escovação’, sendo aprovada pela dentista.

Kits de escovação e brindes foram distribuídos entre os participantes que adoraram e. principalmente, aprenderam. “Agora eu já sei escovar meus dentes direitinho. Tenho um pouquinho de medo de ir ao dentista, mas vou porque é preciso”, contou a assistida Maria Vitória do Nascimento Mota.

Ao final da reunião a educadora física, Tamires Bandeira, realizou um rodízio de brincadeiras, de forma lúdica, diversificada e atrativa. Para Tamires, o rodízio de brincadeiras é muito bom, pois é diferenciado, fora do cotidiano. “Apesar de outras atividades lúdicas já desenvolvidas, as crianças têm prazer em cada oficina, ficam esperando qual será a próxima brincadeira e essa expectativa deixa-as deslumbradas como se estivessem vivendo um momento mágico”, salientou.

DSC02667DSC02669 DSC02672DSC02677 DSC02657DSC02665