Itaú de Minas, 17 de dezembro de 2017 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Mapa do Site | Fale Conosco | Pesquisa:

Escola Municipal Itaú de Minas participa do Desafio Voluntário

Clique na imagem para ampliar

Aconteceu neste sábado, (29) na Escola Itaú de Minas o ‘Desafio Voluntário’, onde diversas atividades foram realizadas na instituição por voluntários da empresa Votorantim Cimentos, Sociedade Civil e Funcionalismo Público.

Clique na imagem para ampliar

Durante a manhã e parte da tarde a escola passou por uma completa limpeza, onde foram realizadas pintura e serviços de jardinagem, e o mais importante de tudo, o exercício do companheirismo, do trabalho em equipe e da doação sem querer nada em troca.

Clique na imagem para ampliar

Também participou da ação o artista plástico Pedro Américo que deve concluir em breve uma tela na parede da entrada da escola. Outros artistas itauenses também deverão deixar sua marca para a população.

Clique na imagem para ampliar

Para a Secretária de Educação de Itaú de Minas, Danielle Medici, “Quando a comunidade, o setor privado e o setor público se unem, todos saem ganhando, acredito muito em iniciativas como esta, nossos alunos terão uma escola mais bonita, os artistas de Itaú terão um espaço para divulgarem sua arte e colaborarem com a propagação da cultura em nossa cidade. Parabéns a todos os envolvidos, muitos projetos ainda estão por vir e quando toda a comunidade se envolve os resultados são muito melhores.”

Clique na imagem para ampliar

Passaram pela escola mais de 100 pessoas voluntariando, entre eles o Gerente da unidade Antonio Mauro, o prefeito Ronilton, a secretaria de Educação Danielle Medici, a diretora da escola Cida Bomfim, funcionários da escola, alunos, pais, funcionários da Votorantim  e a rede de TV FUTURA que fez um documentário sobre esta ação.

O que é o Desafio Voluntário?

Clique na imagem para ampliar

O Desafio Voluntário é uma competição saudável e solidária que está em sua terceira edição no ano de 2017, doravante denominado “Desafio”. O Desafio é uma estratégia de reconhecimento de pessoas que contribuem para a realização de ações de voluntariado e promovem a mobilização social para o bem comum. O Desafio também tem como objetivo promover a integração de funcionários e terceiros com a comunidade do entorno das Unidades do Grupo Votorantim, visando contribuir para o desenvolvimento de Organizações Sociais e Escolas Públicas.

O Desafio Voluntário é realizado pelo Instituto Votorantim, associação civil, com o apoio de empresas do Grupo, com o intuito de fortalecer a cultura de voluntariado na Votorantim.

O grupo Atitude VC liderado pelo técnico de manutenção elétrica, Cristovão de Souza Oliveira, 38 anos, é um grupo  de voluntários da unidade Votorantim Cimentos de Itaú de Minas composto por  mais de 50 membros entre funcionários próprios e terceiros, conta também com mais de 200 voluntários e muitos parceiros da comunidade de Itaú de Minas, dentre estes parceiros, a Prefeitura Municipal, Rádio Boa Nova e o grupo Amigos do Lar, além de empresas terceirizadas.

Clique na imagem para ampliar

O Atitude VC escolheu trabalhar o tema “Educação dentro e fora da escola” levando aos alunos da Escola Municipal Itaú de Minas, uma visão geral do que eles podem fazer pelo meio que eles vivem, o dia 29 de junho foi intitulado o dia “D” onde foi feito pintura da escola, pequenos reparos, plantio de árvore, campanha de limpeza da Rua José Balbino e conscientização do comércio e moradores quanto aos horários de coleta de resíduo produzido, integração entre professores, pais e funcionários da Votorantim.

Clique na imagem para ampliar

Nos próximos dias a equipe Atitude VC fará intervenções na escola com palestras. Junto com a escola, a equipe convidou alguns artistas da cidade para colocar em seus muros  pinturas sobre o tema educação, também será feita uma intervenção com os alunos no Lar dos Idosos, no próximo dia 12 a partir das 14hs, e acontecerá ainda um encontro com as crianças e a comunidade na praça central no dia 18 /08 encerrando a programação.

Premiação

O desafio é feito em todo o país em várias instituições de ensino, e se a equipe de Itaú de Minas ganhar este desafio, trará para escola como prêmio, o valor de R$ 5.000.