Itaú de Minas, 26 de setembro de 2017 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Mapa do Site | Fale Conosco | Pesquisa:

Prefeitura, Vereador e Moradores realizaram reunião para discutir melhorias no Bairro Olaria

Clique na imagem para ampliar

Aconteceu nesta quinta-feira (06/07), a pedido do vereador Roberto ‘dos Cachorros’, uma reunião no plenário da Câmara Municipal de Itaú de Minas com o objetivo de discutir melhorias no Bairro Olaria.

Estiveram presentes, além do vereador, o Prefeito Ronilton e o Vice Tacilinho, o Procurador Geral do Município Dr. Pedro Henrique de Pádua Nunes, Alexandre Castro – Gerente de Relacionamento da Cemig, o Secretário de Obras Álvaro Guiraldeli, o Comandante da PM – Tenente Faria Lima, Luiz Campos Neto – Fiscal de Obras e hoje Coordenador do Controle Interno, Dr. Fábio Carvalho – Advogado da Câmara Municipal, representantes da imprensa local e diversos moradores do bairro.

Clique na imagem para ampliar

A população participou narrando os problemas que são enfrentados no bairro e expuseram suas reivindicações. O vereador Roberto explicou que convocou a reunião juntamente com as pessoas que tem poder para ajudar a solucionar os problemas que os moradores do bairro estão enfrentando e comentou sobre tais questões.

Alexandre Castro, Gerente de Relacionamento da Cemig, fez um esclarecimento do projeto que a Cemig pretende realizar com o aval da prefeitura, para melhorar a parte elétrica do bairro e os problemas que existem ali que limita suas operações, em especial a falta de uma planta organizada.

Clique na imagem para ampliar

Alguns moradores falaram que compraram seus lotes sem saber da gravidade em relação à questão da rede elétrica por faltar uma planta organizada. O gerente de relacionamento da Cemig explicou como é o procedimento que a empresa age perante irregularidades da rede e os riscos de acidente. Falou também, como funciona a tarifa da conta de energia elétrica residencial e rural, lembrou que já que o bairro foi feito no improviso, o que dificulta o trabalho da companhia. Explicou detalhes de regularização de toda parte elétrica que está no projeto que apresentará a prefeitura.

O Procurador Geral Dr. Pedro Nunes resumiu o que a prefeitura já fez, o que está fazendo e o que ainda pretende fazer para solucionar os problemas do bairro dentro das possibilidades do orçamento e de acordo com as normas ambientais. O advogado lembrou que a prefeitura deve encampar o projeto elétrico de um novo loteamento que está sendo projetado ao lado do bairro, o que diminuirá os custos e facilitará a regularização da rede elétrica do local.

Clique na imagem para ampliar

O secretário Álvaro Guiraldeli explicou sobre a limitação em construir as calçadas para as instalações dos postes e de uma ponte, mas já está estudando uma alternativa para que a ponte seja feita respeitando a planta do bairro.

Sobre a questão da rede esgoto, Álvaro explicou aquilo que é de atribuição da prefeitura e o que não é, e que estará providenciando a sinalização de trânsito, redutores de velocidade dentro da medida padrão, juntamente com a melhoria das estradas, mas ressaltou que a parte do córrego bate em uma questão ambiental, do que já está procurando solução.

Alguns moradores questionaram sobre a limpeza, a coleta seletiva, o calçamento e a prioridade da rede esgoto, pois há um mau cheiro e pediram uma barra de proteção para os pedestres na ponte. O secretário comunicou que a partir desta terça-feira (11/07), estará iniciando um mutirão de limpeza e de melhorias no bairro, se dispondo a ouvir mais ideias da população. Também a partir de amanhã o caminhão do lixo passará fazendo a coleta diariamente no bairro, assim como acontece em toda a cidade.

Álvaro falou que está em constante contato com os moradores da localidade. “Sempre algum morador está nos procurando relatando os problemas do bairro e ficamos em alguns deles de mãos atadas. Estamos procurando as condições necessárias que façam com que tudo se resolva, e sei que com o apoio do prefeito e a ajuda que o vereador Roberto tem nos dados, logo todos os moradores do bairro ficarão satisfeitos”, disse o secretário.

Em seguida os departamentos técnicos da Prefeitura anunciaram a decisão de manter aberta a Rua Braziel Vieira Amorim, que passará por manutenção a partir de amanhã (11/07). O bairro passará a ter dois acessos, sendo uma rua com mão para entrar e a outra com mão para sair.

O prefeito Ronilton Cintra se colocou, bem como toda sua equipe à disposição população em ajudar e melhorar a situação do bairro para os moradores. “este é mais um dos problemas herdados por nossa administração. Coisas feitas sem planejamento e sem responsabilidade que acabam prejudicando somente o nosso povo. Vamos nos empenhar em resolver tudo que estiver ao nosso alcance”, disse o Chefe do Executivo.

Ronilton ainda parabenizou o vereador Roberto pela iniciativa. “Quero deixar os parabéns ao vereador Roberto pela iniciativa. Isso mostra que podemos ajudar uns aos outros, apontando problemas e buscando soluções conjuntas. Isso é trabalho em prol do povo, isso é pensar no coletivo, isso é realmente trabalhar por Itaú de Minas”, finalizou o prefeito.