Itaú de Minas, 18 de janeiro de 2018 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Mapa do Site | Fale Conosco | Pesquisa:

Secretaria de Tecnologia da informação presta contas de suas ações à comunidade itauense

A Secretaria Municipal de Tecnologia da informação vem apresentar um resumo dos trabalhos realizados no ano 2017 para a comunidade.

– Revisamos diversos contratos vigentes desta secretaria tais como:

1. A) Prestação de serviços manutenção de câmeras de segurança e internet popular;
  2. B) Serviços de Engenharia de Telecomunicações para o fornecimento de 02 (dois) links distintos de Internet e interligação em rede entre a Prefeitura (Paço Municipal).
  3. C) Aquisição parcelada de cartuchos de toner novos originais de fábrica e fitas matriciais para impressoras, visando atender as necessidades de todas as secretarias e departamentos da Prefeitura Municipal de Itaú de Minas,

Após a revisão, realizamos novas licitações e com tais ações conseguimos reduzir o custo em aproximadamente 50% conforme dados abaixo extraídos do Portal da Transparência do município:

Clique na imagem para ampliar

Estes valores são apenas desta secretaria, porém o impacto destas ações também teve reflexo em outras secretarias fazendo com que a economia gerada durante o ano pudesse chegar na casa dos R$ 179.600,00.

– O serviço de desenvolvimento, manutenção e atualização de sítio “Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de Itaú de Minas”, até junho de 2017 era terceirizado. Hoje o serviço acima citado é feito pela equipe de T.I. do município e Ouvidoria, com isso mais um custo dos cofres públicos foi eliminado, sem contar que hoje ele se encontra quase em sua totalidade atualizado.

– Hoje todos os equipamentos de informática que são utilizados na rede pública, estão operando com 100% de disponibilidade. Devido à manutenção que foi feita de maneira corretiva e que agora é realizada de maneira preventiva.

– Outra ação que vai ter impacto nos custos a partir de 2018 foi a realização nova licitação para contratação de empresa especializada no ramo de informática, para fornecimento de sistemas de gestão pública e serviços de informática para prestação de serviços de uso de software. A realização de nova licitação para este serviço vai trazer uma economia de aproximadamente R$ 60.000,00 no ano.

Mas não foi só economia que a equipe de T.I., junto com demais servidores de outros departamentos da prefeitura municipal fizeram. Pois foi reestruturada toda a rede da Internet Gratuita, onde os antigos equipamentos foram substituídos por outros mais modernos e que suportam um grande número de usuários conectados simultaneamente, fazendo com que melhorasse a qualidade da internet popular.

Foi adquirido e implantado pelo município um software de gerenciamento Hotspots (locais onde uma rede sem fio – Wi-Fi – está disponível para ser utilizada). Esse serviço de gerenciamento vem garantir maior controle e segurança, tanto para os usuários como para a prefeitura, pois evita o uso indevido da rede, além de assegurar total regularização com o Marco Civil da Internet.

Com a modernização da internet popular hoje temos cadastro mais de 2900 usuários, que são beneficiados com este serviço e já foram realizados mais de 88.000 acesso até o momento.

Outra noticia boa é que no ano 2018 será implantado mais 13 pontos de acesso a internet popular na cidade. Isto será possível graças uma solicitação feita por esta secretaria ao deputado Ulisses Gomes, onde o mesmo destinou em uma emenda parlamentar, recursos para aquisição de todos os equipamentos necessários e o convênio já foi assinado entre o Estado e o prefeito municipal Sr. Ronilton Gomes Cintra.