Itaú de Minas, 18 de julho de 2018 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

Itaú de Minas cria programa para substituir Novo Mais Educação

O programa Novo Mais Educação implantado em alguns municípios do Brasil segue algumas exigências feitas pelo Ministério da Educação e Cultura, não cabendo a cidade decidir se implanta ou segue com o programa, essa decisão fica a cargo somente do MEC.

Cabe ao MEC a seleção das escolas que serão contempladas com os recursos do Programa Novo Mais Educação, considerando a previsão orçamentária e financeira, segundo os seguintes grupos prioritários de escola:

GRUPO 1 – Escolas de ensino fundamental com IDEB inferior 4.4 nos anos iniciais e inferior a 3,0, nos anos finais, concomitantemente.

GRUPO 2 – Escolas de ensino fundamental com IDEB inferior 4.4 nos anos iniciais ou escolas de ensino fundamental com IDEB inferior a 3,0, nos anos finais.

GRUPO 3 – Escolas que possuam mais de 50% dos alunos oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família – PBF.

Em Itaú de Minas nenhuma escola se enquadra nesses critérios, portanto, visando a qualidade de nossos alunos e a continuidade de oficinas antes realizadas pelo programa, a Secretaria de Educação, para suprir a perda do Novo Mais Educação criou um programa Municipal chamado Itaú Educação, com a seguintes atividades:

• Aulas de circo: atendendo 110 alunos. (já em vigor)
  • Aula de fanfarra (entrará em vigor após licitação em maio)
  • Aula de dança (entrará em vigor após licitação em maio)
  • Aula de teatro/coral (entrará em vigor após licitação em maio)

À medida que os processos de Licitação forem concluídos a prefeitura municipal comunicará toda a população para que os alunos possam fazer as matrículas para participar dessas outras três atividades.

A secretária de educação Danielle Medici lembra que a cidade foi contemplada com outro programa do MEC, “Embora não tenhamos sido contemplados com o Novo Mais Educação, o município foi escolhido por outro programa do MEC (Mais Alfabetização) cujo objetivo é fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e segundo anos do ensino fundamental. Entre as principais ações estão à garantia do assistente de alfabetização ao professor em sala. Esse programa terá início no dia 02 de abril de 2018”.

Portanto, a Prefeitura Municipal de Itaú de Minas através da secretaria de Educação, Esporte e Cultura deixa claro para toda a população que, infelizmente, por critérios adotados pelo Ministério da Educação e Cultura, a cidade ficou este ano de fora do Programa Novo Mais Educação, no entanto, sem medir esforços outras alternativas foram criadas com recursos próprios para manter atividades que ajudam no fortalecimento da formação de alunos de todo o município.