Itaú de Minas, 25 de maio de 2019 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

Projeto prevê o reconhecimento e a valorização da Terceira Idade

Atualmente, o projeto conta com aproximadamente 40 visitadores e 20 idosos sendo acompanhados regularmente através de visitas domiciliares.

Em meados de 2018, foram realizadas reuniões junto à Secretaria de Desenvolvimento Social com o propósito de elaborar ações que contribuísse para a prevenção de vulnerabilidade e de risco social de pessoas idosas do município de Itaú de Minas. Assim foi criada a Estratégia de Atenção ao Idoso – EAI que tem como coordenadores representantes da Saúde, Assistência Social, Lar São Vicente de Paulo, Câmara Municipal e setor Jurídico da Prefeitura.

A EAI tem como objetivo principal contribuir para um processo de envelhecimento ativo e saudável, assegurar espaços de socialização e orientações sobre direitos, promovendo a consciência e o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares. Atender e acompanhar os idosos que já se encontram com os vínculos familiares fragilizados.

Além disso, o projeto ainda tem a intenção também de: proporcionar aos idosos, atividades que possibilitem a convivência comunitária, tendo em vista a troca de experiências; desenvolver atividades que proporcionem valorização pessoal e melhoria da autoestima; investir em prevenção para reduzir as incapacidades e potencializar o envelhecimento ativo; envolver demais membros familiares, tendo em vista proporcionar compreensão do processo de envelhecimento; estimular aspectos cognitivos: atenção, coordenação, memória e percepção;

Pensando no fortalecimento de vínculos, a Estratégia de Atenção ao Idoso convidou grupos de Vicentinos e da Legião de Maria para participarem voluntariamente deste trabalho de prevenção. Os dois grupos abraçaram a causa e desde então, têm recebido capacitações e supervisões dos coordenadores da EAI. Os dois grupos foram escolhidos em razão da experiência que estes têm com visitas domiciliares. Atualmente, o projeto conta com aproximadamente 40 visitadores e 20 idosos sendo acompanhados regularmente através de visitas.

No dia 28 de janeiro de 2019, foi realizada a primeira reunião com os coordenadores da Estratégia de Atenção ao Idoso e visitadores para dialogar sobre os procedimentos de visita domiciliar, tirar dúvidas e planejar ações. Ao final da reunião, foi oferecido um lanche para todos os convidados.