Itaú de Minas, 25 de maio de 2019 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

Escola Itaú de Minas marca presença no Dia da Conscientização do Autismo

Os alunos da Escola Municipal Itaú de Minas participaram de uma atividade em alusão ao Dia da Conscientização do Autismo, dia 02 de abril. Os estudantes promoveram ações de inclusão, como mensagens sobre o transtorno e aprenderam que devem respeitar todas as diferenças, pois somos todos seres humanos, independentemente das necessidades ou peculiaridades de cada pessoa. Alunos e professores da Escola Estadual Ary Pimenta Bugelli também participaram da programação. (Confira as fotos)

Saiba um pouco mais sobre o Autismo

O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias. Seu grau de comprometimento pode ser leve ou mais grave, em que o paciente se mostra incapaz de manter contato interpessoal.

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:
• Inabilidade para interagir socialmente;
• Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
• Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.

Sintomas

O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três anos. De acordo com o quadro clínico, eles podem ser divididos em 3 grupos:
• Ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;
• O portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;
• Domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal.
Na adolescência e vida adulta, as manifestações do autismo dependem de como as pessoas conseguiram aprender as regras sociais e desenvolver comportamentos que favoreceram sua adaptação e auto-suficiência

“Não julgue sem antes conhecer. A Escola Municipal Itaú de Minas está junto no Dia da Conscientização do Autismo”, ressalta a diretora escolar Cida Bonfim.