Itaú de Minas, 20 de outubro de 2019 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

Secretaria realiza seminário sobre Educação Inclusiva

A Prefeitura de Itaú de Minas, por meio da Secretaria de Educação, realizou o Seminário Educacional com o tema: Práticas Libertadoras: uma reflexão sobre a Educação Inclusiva. O evento teve início nesta segunda-feira, 29, e se estendeu até o dia 30, terça-feira. A abertura oficial do seminário foi feita pela secretaria de Educação Danielle Médice e pelo prefeito Ronilton Gomes Cintra. O evento aconteceu no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação.

“Fiquei muito feliz com a escolha do tema do nosso seminário este ano, pois a Inclusão Social é algo que sou fascinado. A nossa administração tem tido um carinho especial com esta causa e poder proporcionar uma educação com o verdadeiro intuito de aprendizagem a essas crianças é algo gratificante. É dar a verdadeira oportunidade de educação igual para todos. Aproveito para agradecer todos os profissionais da nossa Educação que também abraçam esta causa com muito amor e carinho e faz com que esse sonho da Inclusão Social seja uma realidade em nosso município.’’, expõe o prefeito.

Na segunda (29), pela manhã, três palestras foram ministradas. Às 8h, a advogada Samanta Renata da Silva Puglia falou sobre o tema “A experiência pessoal aliada a tecnicidade – A inclusão escolar e o direito das pessoas com síndrome de Down”. Por volta de 9h, a neuropsicóloga Priscilla Carvalho Marinho abordou a questão “Os transtornos de desenvolvimento e a inclusão”. Já às 10h30, a intérprete em Libras Cássia Simone da Silva explanou sobre o tema “O surdo e intérprete de Libras na sala de aula”.

Na terça (30), no período da tarde, por volta de 13h, o evento teve seqüência com a palestra “Desafios da Inclusão, ministrada pela neuropsicóloga Neiliane Cristina de Oliveira Nascimento. Logo após, ocorreu uma pausa para o café e, em seguida, a assessora pedagógica da SRE (Superintendência Regional de Ensino) de São Sebastião do Paraíso Maísa Cláudia de Mello Barreto falou sobre o tema “Educação inclusiva: Política educacional e principais discussões”.

Por volta de 15h30, a secretária municipal de Educação, Daniele Médice, explanou sobre a “Educação inclusiva na rede municipal de ensino de Itaú de Minas”. Na seqüência, foram divulgados os ganhadores do Prêmio Práticas Pedagógicas: Escola Acolhedora, Aprendizagem Efetiva e Afetiva. O encontro foi encerrado com uma assembleia para formação do Comeduc (Conselho Municipal de Educação).

“Encerramos o seminário sobre Educação Inclusiva com muito louvor. Foram dois dias de reflexão sobre as nossas práticas pedagógicas direcionadas às crianças com deficiência. O objetivo da Secretaria de Educação foi oferecer uma educação com qualidade e equidade, com aprendizagem afetiva e efetiva para todos. Agradecemos os presentes e a todos os palestrantes que, de forma voluntária, contribuíram com a realização do evento”, concluiu a secretária.