Itaú de Minas, 21 de setembro de 2019 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

Escola Monsenhor envolve pais em projetos para aumentar rendimento escolar

Diversos estudos já comprovam que uma boa relação entre pais e escola favorece muito o aprendizado. Com base nesses estudos, a equipe da escola Municipal Monsenhor Ernesto Cavicchioli vem propondo e realizando algumas boas ações para fazer dessa parceria uma realidade no processo de ensino-aprendizagem.

Uma das propostas apresentada foi o trabalho em família. Confeccionar animais de caixas de papelão, material que iria para o lixo, para enfeitar a instituição na semana do Meio Ambiente. Esses mesmos materiais serão reutilizados na Feira Cultural e Matemática com o tema Sólidos Geométricos.

Conforme destaca o prefeito Ronilton Cintra, a família é a base da sociedade. “Sabemos que a base familiar é o mais importante alicerce para a formação de uma criança. Uma criança regada com amor e atenção ela é capaz de se desenvolver mais feliz e com uma maior segurança. Temos conhecimento que existem outros fatores que interferem na formação de uma criança, mas já se sabe que a família é um dos principais pilares para uma formação sólida e bem sucedida e as nossas escolas abrirem as portas para que essa integração familiar seja feita dentro do espaço educacional é muito bom. A família hoje não é convidada somente no dia dos pais e das mães para freqüentarem a escola. A família está cada vez mais participativa na vida escolar do seu filho, poder presenciar isso e ver os nossos servidores da educação engajados nesse propósito é muito gratificante”, ressaltou o prefeito.

“Os pais foram convidados para prestigiarem os trabalhos. A emoção da equipe ao receber os trabalhos, das crianças ao verem a importância das atividades realizadas por eles e dos pais ao visitarem o cenário estava estampada no olhar de cada um”, expôs a coordenadora Ildeane Aparecida de Souza Coelho.

Com base no cenário montado, as turmas de primeiro, segundo e terceiro anos, realizaram atividades de acordo com o programa curricular, como: caça palavra dos animais expostos, listas dos animais, classificação quanto às suas características, produção de texto e artes. “Temos certeza que as atividades pedagógicas serão realizadas com mais empenho, pois partiram da produtividade deles e da família”, certificou ela.

Conforme acrescenta a professora, quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, por se sentirem amados e apoiados.