Itaú de Minas, 17 de junho de 2019 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

Votorantim Cimentos irá doar pedra para monumento em Itaú de Minas

O prefeito municipal, Ronilton Gomes Cintra, junto ao vereador Donizetti Amorim e a secretaria de Serviços Urbanos, Obras e Agricultura, Giani Malaguti, estiveram em uma visita a Mina Taboca da unidade da Votorantim Cimentos em Itaú de Minas. Os representantes do poder público foram recepcionados pelo engenheiro Emanuel Maria Martins, na manhã do último dia 24 de maio.

O objetivo da visita foi para escolha de uma pedra a ser colocada no trevo de entrada da cidade e transformada em um grande monumento em homenagem a nossa cidade. Para quem não sabe, a origem do nome “Itaú” vem do tupi-guarani e significa “Pedra Dura”. A intenção, dessa forma, é resgatar a história do município, valorizando a origem do nome da cidade, que tanto nos fornece riquezas e nos proporciona trabalho e sustento de muitas famílias.

De acordo com o prefeito Ronilton é bom ressaltar a parceria com a Câmara Municipal. “Temos uma boa relação com a Câmara, por meio dos vereadores Zetinho, Nunes, Denão e Roberto. Dessa parceria, nascem boas idéias e uma delas é essa do vereador Zetinho, pela qual o agradeço e é o motivo de estarmos nessa visita na Votorantim hoje (24/05)”, diz o prefeito.

O vereador Donizetti Amorim, o Zetinho, conta que já havia encaminhado ofício a Votorantin solicitando a doação e explicando os motivos do pedido. Segundo conta ele, em uma reunião anterior a essa, com o gerente geral da Unidade local, Antônio Mauro, os mesmos já teriam escolhido o tamanho da pedra e outros detalhes.

“Em reunião com o Antônio Mauro, gerente geral da Votorantim de Itaú de Minas, já tínhamos algumas pré-escolhas. Já foi pensado o Termo de Doação e outros detalhes. Por exemplo, solicitei que a pedra tivesse um furo central para que possamos passar um fio de água e também que a Votorantim cuidasse do transporte da mesma até o local onde será exposta, pois não temos meios de efetuar esse transporte”, ponderou o vereador.

O prefeito Ronilton agradece o apoio da Votorantim Cimentos, que vem sendo parceira em vários projetos, tanto no PVE (que é um projeto na área da educação), como na renovação do plano diretor, como no fortalecimento dos conselhos municipais e na assessoria e capacitação dos agentes ambientais (cidadãos municipais que coletam os resíduos nas nossas casas para vender ou reciclar); entre outros projetos que vem somar para o desenvolvimento local.

“São projetos que vão ficar para sempre em nosso município e vem contribuir para o amadurecimento e crescimento da nossa cidade. Vem trazer uma consciência e uma visão de futuro que o município e a população estão aprendendo agora. Vem na direção de um crescimento sólido, com menos dependência possível da prefeitura municipal e com mais braços de apoio. É a base forte que precisamos para colhermos uma economia solidificada e um futuro melhor”, enfatiza o prefeito.

Também, de acordo com o vereador, a relação da Votorantim com o poder público nunca esteve melhor. “Meu agradecimento a toda a equipe da Votorantim Cimentos, em nome do gerente geral Antônio Mauro, por essa acolhida. A gente percebe que eles querem nos ensinar algo. A empresa quer mostrar que é importante para o município, que tem sua participação no desenvolvimento e na área social. Mas eles não são os responsáveis diretos. São parceiros. A responsabilidade maior sempre vem do poder público”, ressaltou o legislador.