Itaú de Minas, 14 de novembro de 2019 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

Prefeitura retoma operações no Aterro Sanitário

A prefeitura de Itaú de Minas; por meio da secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura; concluiu as obras para a nova célula de operação do Aterro Sanitário Municipal. Após encerrada a capacidade da segunda célula, a terceira célula já começou a receber os resíduos sólidos provenientes da coleta do lixo doméstico na cidade.

A área preparada passou por terraplanagem para compactação do solo e, consequentemente, a não absorção do chorume pelo mesmo. Chama-se de chorume, o resíduo líquido formado a partir da decomposição de matéria orgânica presente no lixo. Este pode infiltrar-se no solo dos e contaminar a água subterrânea e os lençóis freáticos. Por isso, a necessidade da compactação do solo e a instalação de sistemas de drenagem dos efluentes e dos gases de decomposição.

Em uma outra frente de trabalho foi instalado os tubos de drenos, que levarão o percolado (chorume) até as lagoas de tratamento de efluentes. Após concluído este processo, a nova área do aterro já entrou em funcionamento. Esta terceira célula implantada terá um tempo de duração médio de 18 meses.

Conforme ressalta o prefeito Ronilton Cintra, esta é uma obra extremamente necessária e que foi feita com recursos próprios, apesar da crise financeira pela qual passa o município. “O lixo ou resíduos sólidos que produzimos em nossa casa, no nosso trabalho, em nossas escolas ou em qualquer outro local polui o meio ambiente. Para amenizar consideravelmente essa situação é imprescindível que os municípios tenham em operação seus devidos aterros sanitários aumentando assim, o controle ambiental e proporcionando maior cuidado com a saúde pública da população. Foi pensando assim, que a prefeitura com recursos próprios investiu na construção desta nova célula, que já está em funcionamento e adequada a legislação ambiental vigente”, destacou o prefeito Ronilton.

Segundo pondera o vice-prefeito, Otacílio Teixeira Neto, o Tacilinho, este trabalho é de suma importância para a cidade e também para a conservação do meio ambiente. “Este serviço demonstra a responsabilidade da administração pública para com a área ambiental. Não podemos deixar que os resíduos coletados na cidade sejam despejados de forma incorreta no aterro. Assim, estamos concluindo esta obra para disponibilizar uma área preparada de acordo com as normas ambientais para receber o lixo doméstico”, destacou ele.