Itaú de Minas, 21 de setembro de 2019 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

Prefeitura viabiliza mais de 200 cirurgias de catarata

A prefeitura de Itaú de Minas, por meio da secretaria de Saúde, viabilizou mais de 200 cirurgias de cataratas do ano de 2017 até a presente data. A informação foi repassada pela secretária da Pasta, a enfermeira Alessandra  Fonseca. Nesta última campanha, foram realizadas 102 cirurgias, conforme relata a secretária.

O prefeito Ronilton Cintra se diz satisfeito em poder oferecer esta prestação de serviços para a comunidade. Uma boa visão é muito importante para o ser humano. “A qualidade de vida das pessoas está também relacionada a visão. As pessoas que possuem baixa visão ficam impossibilitadas de exercer suas funções até mesmo no trabalho. Isso dificulta muito a vida delas. Sensibilizados com essa situação, nós corremos atrás para poder viabilizar as cirurgias de catarata para os itauenses. Com muita luta,  conseguimos concluir cerca de 200 procedimentos de 2017 até o presente momento. Isso é gratificante para nós gestores. Saber que podemos ajudar a melhorar a vida de muitas pessoas”, disse o prefeito.

A catarata e um processo de opacificação do cristalino, que é uma lente natural dos olhos localizada atrás da íris. Essa lente (cristalino) é normalmente clara e transparente. Com o aparecimento da catarata, ela se torna opaca e impede a passagem dos raios luminosos que formam a imagem no fundo do olho.

O único tratamento eficaz para a catarata é a cirurgia, não existindo colírios ou óculos que eliminem a doença. A catarata é responsável por 20 milhões de cegos no mundo, e no Brasil 350 mil pessoas apresentam cegueira por conta da doença. No entanto, a perda de visão é reversível com a cirurgia. A cirurgia de catarata utiliza um laser e facoemulsificação. São feitas incisões no olho para introdução de uma cânula no globo ocular, ligada a um equipamento que aspira e dilui a catarata.

A aposentada Neusa Sanjulião foi uma das beneficiadas com a cirurgia. Neusa operou os dois olhos, sendo que melhorou sua visão, que já estava há algum tempo debilitada. “Estava com a visão muito ruim e isso atrapalha muito a vida da gente. A minha catarata já afetava os dois olhos e a prefeitura conseguiu essas cirurgias gratuitas. Pra mim, foi uma grande alegria e satisfação. Operei de um olho e, alguns dias depois, operei do outro. Já estou restabelecida e me sentindo muito bem. Só tenho que agradecer a todos os envolvidos. Estão de parabéns. Nada como poder enxergar direito novamente”, diz ela.

O vice-prefeito Otacílio Teixeira Neto, o Tacilinho, reforça a relevância em poder viabilizar as cirurgias para a população. “É gratificante, para nós gestores, poder fazer algo de concreto e que realmente melhora a vida dos cidadãos. A cirurgia de cataratas foi uma dessas boas ações que nos motivam a continuar trabalhando em prol da comunidade”, disse ele.