Itaú de Minas, 12 de dezembro de 2019 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

Parceria entre Prefeitura e Instituto Votorantim promove workshop para fortalecimento dos Conselhos

No última quinta, dia 19, foi realizado um workshop na Escola Municipal Engenheiro Jorge Oliva, no período de 14h às 18h, com o intuito de promover o fortalecimento dos Conselhos existentes na cidade. Esta ação está sendo desenvolvida por meio de uma parceria firmada entre a prefeitura de Itaú de Minas, Instituto Votorantim e Votorantim Cimentos.

No âmbito do Programa de Fortalecimento dos Conselhos, a pauta do dia foi trabalhada em cima do tema “Fluxo de Informação e Dinâmica Conselhista”. As mediações das atividades foram realizadas pela assessoria Ativacidade, parceira técnica do projeto. Participaram da capacitação representantes dos conselhos: ConCid (Conselho das Cidades), Codema (Conselho Municipal do Meio Ambiente), CMAS (Conselho Municipal da Assistência Social), CMDCA (Conselho Municipal Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), Comeduc (Conselho Municipal da Educação), CAE (Conselho da Alimentação Escolar), Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), e Conselho do Idoso.

De acordo com o prefeito Ronilton Cintra, este investimento na capacitação dos conselheiros é primordial para que os mesmos se tornem mais independentes e ativos na cidade. “Quando firmamos essa parceria com a Votorantim e o Instituto Votorantim, escolhemos trabalhar este projeto do Fortalecimento dos Conselhos para capacitar e dar mais informações a cada conselheiro sobre a importância do seu papel na comunidade itauense. Os conselhos têm muita força e é por meio deles que a sociedade civil pode participar das decisões que melhorem nossa querida Itaú”, expõe o prefeito.

Já segundo o engenheiro Fábio de Castro Alves, presidente do Concid, a participação nestes eventos é gratificante, além de agregar novos conhecimentos. “O evento nos ajudou a entender melhor sobre a importância do fluxo adequado de informações nos conselhos. Itens como a divulgação antecipada das pautas, planejamento das reuniões e divulgação das resoluções devem permear todas as plenárias de cada conselho. Os conselhos agora devem propor melhorias em seus processos afim de atingir mais assertivamente as políticas púbicas por eles deliberadas”, conclui Fábio.

O consultor de campo da Ativacidade, Rodrigo Salgado Sátiro, descreveu que o workshop proporcionou momentos de vivência, onde a proposta foi alcançada. “Cada membro, de cada conselho, pode ser o ator principal para pensar em como ele pode mudar a realidade. Inicialmente, a realidade do conselho e, consequentemente, a realidade da política pública na qual ele atua. Esse tipo de evento proporciona um conhecimento aprofundado do que é um conselho municipal”, conclui Sátiro.