Itaú de Minas, 16 de fevereiro de 2020 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

Prefeitura promove curso sobre manejo de árvores urbanas

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente promoveu o curso ‘‘Manejo de Árvores Urbanas’’. As atividades foram realizadas, em parceria com a Cemig,  nos dias 17 e 18 de setembro, na Escola Municipal Carmélia Dramis Malagutti.

Na terça-feira (17), o tema abordado foi “Tratos arboriculturais e avaliação de riscos”, com arborista Marina Moura Souza; doutora em Ciências Florestais e engenheira de Meio Ambiente da Cemig Distribuição. Marina também é certificada pela Sociedade Internacional de Arboricultura.

Na quarta-feira (18), o tema foi “Plantio e poda de árvores urbanas”, com o biólogo Lucélio Nativo da Assunção. Lucélio é graduado em Biologia, pós-graduado em Gestão e Educação Ambiental e mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais. Atualmente trabalha na Cemig como Coordenador Ambiental na região Oeste. Trabalha com manejo de arborização urbana há 18 anos.

O prefeito Ronilton Cintra esteve presente no evento e comentou sobre sua relevância. “Estamos promovendo um curso para dar mais conhecimento técnico e prático para os servidores municipais. Assim, eles terão melhores condições de lidar com o manejo das árvores urbanos, sendo tanto na poda como na necessidade de supressão. Claro, sempre com o acompanhamento e anuência do Codema, que é o conselho responsável por estas questões em nossa cidade”, completa o prefeito.

Paulo Eduardo Barbosa, tecnólogo de gestão ambiental e chefe do Setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Itaú de Minas, explicou que o objetivo do curso é dar orientações técnicas aos servidores da área sobre como ter um manejo correto em cortes e podas de árvores urbanas.

Durante os dois dias de curso, ocorreram atividades teóricas durante a manhã e ações práticas no período da tarde. Ainda, compareceram a capacitação, representantes de alguns municípios vizinhos.