Itaú de Minas, 14 de novembro de 2019 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

Prefeitura e Aagaim assinam Carta Compromisso e fazem visita técnica na UTC

A prefeitura municipal assinou uma Carta Compromisso com a Aagaim (Associação dos Agentes Ambientes de Itaú de Minas), com a intenção de retomar as operações na UTC (Usina de Triagem e Compostagem). O encontro ocorreu na sala de reuniões do paço municipal, nesta quarta (23), e contou com a presença de representantes do Executivo, da Votorantim, do Instituto Terroá e da diretoria e membros da Aagaim. Já nesta segunda, (28), foi realizado uma visita técnica a sede da UTC para ver de perto como estão as adaptações realizadas no local. Os integrantes da entidade ainda participaram de um café oferecido pela prefeitura municipal.

“Não podemos deixar de pontuar a longa caminhada que tivemos até a assinatura desta carta compromisso”, ressaltou o prefeito Ronilton Cintra. “Quero deixar registrado aqui meu agradecimento aos servidores Álvaro Guiraldelli, Luiz Campos Netto e Marcos Geovany Amorim, que estavam a frente do setor quando iniciamos esta ação. Eles participaram de todo o processo para formação da associação. Destaco também a participação dos vereadores Zetinho, Roberto dos Cachorros, Denão e Nunes; observando que o Nunes foi um dos responsáveis pela elaboração do Estatuto da Aagaim. Parabenizo ainda o senhor Luiz Antônio, que foi um grande motivador para criação da entidade; e aos demais envolvidos que fizeram parte da construção desta história”, comenta Ronilton.

O prefeito acrescenta que ”atualmente, e com muito orgulho, tivemos sequência nessa caminha com novos e competentes profissionais a frente dos trabalhos. Agora, com a assinatura da Carta, firmamos esse compromisso. O apoio da Votorantim, por meio do Instituto Votorantim, foi e é imprescindível para este trabalho. De nossa parte, temos a Giani Malaguti, secretária de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, que está dando todo apoio para a Aagaim. Destaco também meus comprimentos para a atual diretoria da entidade, a presidente Rita e demais membros, que estão de parabéns”, destaca o prefeito.

Durante a visita, o vice-prefeito Otacílio Teixeira Neto, comentou que a assinatura da Carta é um avanço dado em favor do meio ambiente e da geração de renda para os integrantes da associação. “Os agentes ambientais terão todo respaldo da administração municipal, além de contar com o apoio do Instituto Terroá. Vejo isso com bons olhos, uma vez que tanto o meio ambiente, quanto os integrantes da associação serão beneficiados “, destacou Tacilinho.

O trabalho para se chegar até este momento foi árduo e longo. Por intermédio do Instituto Votorantim, iniciou-se um planejamento com ações práticas de capacitação pessoal dos membros da ainda não formada Aagaim (os agentes trabalhavam de forma isolada e individual). Por cerca de 02 anos, eles passaram por cursos e treinamento por consultoria específica com aulas aos sábados pela manhã e tarde.

O grupo, então, foi dividido em dois; sendo um para apoio em gestão (formado por membros da sociedade civil, da prefeitura municipal e da Votorantim) e o outro pelos próprios agentes ambientais. Durante este processo, os próprios participantes escolheram o que seria melhor para se formar: uma cooperativa ou uma associação. Após a realização de pesquisas e apresentações dos resultados, o grupo, em discussão democrática, optou pelo formação de uma Associação. Nascia a Aagaim, com seus integrantes empoderados e detentores do saber de seu importante papel dentro da comunidade e, especialmente, dentro do espectro  ambiental.