Itaú de Minas, 11 de julho de 2020 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

Educação realiza primeira reunião pedagógica de 2020

No dia 04 de fevereiro aconteceu, a primeira reunião pedagógica realizada pela Secretaria de Educação de Itaú de Minas na Escola Municipal Engenheiro Jorge Oliva.A reunião teve o propósito de elucidar o início do ano letivo e as oficinas de capacitação sobre o Currículo Referência de Minas Gerais e a BNCC que a partir de 2020 é obrigatória para o 99% dos municípios brasileiros.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define as principais diretrizes da educação básica brasileira. As atividades iniciaram com a fala da secretária da educação Daniele Médici saudando os professores e educadores o ano que se iniciava. Também apresentou os novos servidores que foram nomeados nesta gestão. Posteriormente a professora e coaching Regina Barros expôs sobre a importância do trabalho lúdico no desenvolvimento da criança e como trabalhar de maneira interdisciplinar de acordo com a BNCC.

A última parte da reunião pedagógica foram as oficinas. A Educação Infantil trabalhou com o tema “A organização curricular da educação Infantil por campos de experiência”, com a supervisora Patrícia Emiliane da Silva. A BNCC estabelece cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva. Os Campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver de 0 a 5 anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem dos bebês e crianças. Ou seja, o conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver no ambiente escolar.

Anos Iniciais trabalhou com o tema “Ensino por competências e habilidades”, com a assessora Kellen Barreto. O documento estabelece 10 competências gerais da BNCC que deverão ser trabalhadas desde a educação infantil ao ensino médio. Dessa forma, o objetivo é que as escolas deixem de ser apenas transmissoras de conteúdos, mas auxilie o estudante a lidar com as questões emocional, cultural, tecnológica, socioambiental, responsabilidades, criatividade, entre outros.

Anos finais ficou com o tema “Planejar é preciso” com a assessora Vera Médici que falou da importância do planejamento. Ele é fundamental para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e para o bom funcionamento da escola, pois é imprescindível para orientar a ação educativa de acordo com as necessidades e possibilidades de cada instituição.