Itaú de Minas, 6 de abril de 2020 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

Prefeitura implanta horário alternativo de funcionamento nos PSF´s

A prefeitura de Itaú de Minas, por meio da secretaria de Saúde, implantou o horário alternativo nas Unidades de PSF´s existentes no município. Esta ação visa poder ofertar aos trabalhadores um horário em que os mesmos possam estar presentes nas Unidades e que não choca com o horário de trabalho que efetuam.

O horário do trabalhador é especifico para os pacientes que não podem comparecer às unidades no período regular de funcionamento. Para ser atendido, neste horário especial, o trabalhador precisa ir até o seu PSF para fazer o agendamento.

“Os PSF´s, uma vez por mês, trabalharão no horário de 13h30 às 20h, onde as datas serão divulgadas nas redes sociais e radio local, para atender exclusivamente os trabalhadores; é bom lembrar que os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde continuam em horário regular e sem alterações nos outros dias”, comentou o prefeito Ronilton Cintra.

Segundo acrescenta Alessandra Fonseca, secretária de Saúde, o horário alternativo tem como objetivo alcançar a saúde dos trabalhadores, de modo que eles tenham acesso ao serviço visando à promoção e prevenção de sua saúde. “Vale destacar que além dos atendimentos médico, há também o atendimento de Odontologia e da Equipe do NASF, nos PSF’s”, destaca ela.

Conforme expõe o prefeito, os serviços estendidos nos postos funcionam normalmente de segunda a sexta-feira, com atendimentos, disponibilizados em toda a rede básica do município, lembrando que esse horário do trabalhador é feito por toda equipe da Atenção Básica do município.

Para o mês de fevereiro, as datas do horário alternativo ficaram da seguinte forma:
PSF 1 03/02
PSF 2 12/02
PSF 3 17/02
PSF 4 10/02
PSF 5 18/02

Para os demais meses do ano será seguida a seguinte regra:
PSF 1 – sempre a 1ª segunda-feira do mês
PSF 2 – sempre a 2ª quarta-feira do mês
PSF 3 – sempre a última segunda-feira de cada mês
PSF 4 – sempre a 3ª segunda-feira do mês
PSF 5 – sempre a última terça-feira de cada mês.