Itaú de Minas, 11 de julho de 2020 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

É hora de mudar o jeito de tratar o seu lixo!

O Projeto “Coleta Seletiva” iniciou-se no do mês de Junho no município de Itaú de Minas, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com a proposta de uma ressignificação para o recolhimento do lixo da cidade.
A partir deste mês, os lixos serão recolhidos e coletados de formas seletivas, de segundas às sextas. Nas Segundas, Quartas e Sextas são recolhidos os lixos não recicláveis tais como: restos de comida, restos de óleo, lixos úmidos, lixos de banheiro. Já nas Terças e Quintas são recolhidos os lixos recicláveis: papelão, isopor, metais, plásticos, embalagens de longa. E, Vale lembrar que, a partir do mês de julho, o lixo que não for colocado nos dias certos não será recolhido.

O que é coleta seletiva?

Coleta seletiva é a coleta diferenciada dos resíduos que foram previamente produzidos nas áreas urbanas. E um método que otimiza os processos de destinação dos lixos. Vale a pena ressaltar que lixo é uma palavra geral para designar a palavra resíduo (o que resta) e assim separar os descartes que ainda têm alguma utilização possível por meio da reciclagem ou reutilização. Assim também é possível diminuir os rejeitos. Rejeitos são aqueles que já não podem ser utilizados novamente sendo, muitas vezes, aterrados para que o próprio solo faça a decomposição.
A coleta seletiva exige que os descartes sejam separados em úmidos, secos, recicláveis e orgânicos. E dentro dessas categorias há também as subcategorias. Os recicláveis, por exemplo, abrangem o alumínio, o papel, o papelão e alguns tipos de plástico, entre outros. Quando os materiais recicláveis são coletados e chegam às cooperativas, eles são separados minuciosamente para serem reaproveitados. O que não é reaproveitado é levado para aterros sanitários.

A importância da coleta seletiva

Todo esse caminho tem muita importância, pois o lixo descartado incorretamente pode causar impactos socioambientais significativos. Essa medida da coleta seletiva é retratada para melhorias e como forma de conscientização de impacto na formação das atuais e das futuras gerações. Apesar de não ser a única medida a ser realizada para a diminuição do lixo produzido pela nossa sociedade, a coleta seletiva possui um importante papel na contribuição de preservação, uma vez que, além de reduzir a quantidade de rejeitos, também diminui a procura por novas matérias-primas utilizando a reciclagem. Dessa forma, quanto mais se recicla, mais se reaproveita e, consequentemente, menor é a necessidade de extrair novos materiais da natureza.
Somando como benefícios, o processo da Coleta Seletiva ajuda a movimentar a economia, pois empresas especializadas nesse processo passam a atuar gerando, inclusive, mais empregos e renda.
A coleta seletiva também contribui para prevenir e preservar em vários aspectos evitando o aumento de insetos. Contribui com a diminuição da área para descarte e aterros dos rejeitos e assim o solo sofre menos impacto. Contribui também para produzir menos toneladas de lixos diariamente. A coleta seletiva vem desenvolvendo muitas utilidades dentro da reciclagem e constrói uma cidade mais limpa e conscientizada. .

Dentre tantos benefícios, a coleta seletiva tem como o maior, e mais importante deles, a conscientização e colaboração da população para um ambiente com mais qualidade de vida.

O Projeto “Coleta Seletiva” é uma parceria da Prefeitura Municipal de Itaú de Minas, através da Secretaria de Obras e Meio Ambiente com: PVE, COPASA, CODEMA, VOTORANTIM, AAGAIM, INSTITUTO TERROA E SOCIEDADE CIVIL.