Itaú de Minas, 11 de julho de 2020 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

TV CRAS

A Prefeitura, através do CRAS de Itaú de Minas, estreou a TV CRAS. Com funcionamento de segunda à sexta, oferecendo oficinas de entretenimento, atividades físicas e cultura dentro de uma plataforma digital totalmente gratuita e acessível a todos, através do canal TV CRAS do YouTube.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sra. Maria Izabel Amorim Braga, conta como foi o início do projeto:

“Este projeto, iniciou devido à necessidade de adaptação imposta pela pandemia do corona vírus e a necessidade do isolamento social. Percebemos que novas e positivas iniciativas precisariam ser criadas para garantir a permanência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS. A TV CRAS foi a maneira que encontramos de assegurar aos usuários da continuidade dos grupos, que continuassem com as atividades, porém de forma virtual. Hoje sabemos que a TV CRAS está dando certo. Está atingindo o propósito de proteção social básica, garantindo o caráter preventivo, e que tem oferecido diversos benefícios para a comunidade, tais como: Fortalecimento dos vínculos familiares (temos diversos relatos de pais/responsáveis praticando as atividades juntamente com seus filhos); Interação entre os usuários do SCFV e dos facilitadores; Desenvolvimento da saúde física e mental; Diminuição dos níveis de ansiedade e estresse; Melhoria da autoestima, do humor, bem-estar. Assim como a equipe desta secretaria, todos os facilitadores do SCFV e as famílias estão muito felizes com este projeto, pois está sendo uma oportunidade de mostrar novos conhecimentos e habilidades até então ocultas e também de grande criatividade”.

Maria Izabel, finaliza agradecendo aos facilitadores que aceitaram este desafio e têm se empenhado para o desenvolvimento das atividades. Agradece também ao Sr. Prefeito Municipal, afirmando que recebeu todo apoio para que o SCFV não fosse interrompido durante a pandemia de COVID-19.

O Sr. Prefeito Ronilton Gomes Cintra também falou sobre a TV CRAS: “O projeto é de excelente qualidade, e, foi uma forma encontrada para continuar atendendo as crianças e adultos, estamos cumprindo o nosso dever de forma criativa e eficiente”.

O CRAS é o Centro de Referência da Assistência Social. É uma unidade pública da Assistência Social, que oferece atendimentos individualizados ou em grupos familiares. Nestes atendimentos, as pessoas podem compartilhar questões diversas relativas ao seu dia-a-dia em família e na comunidade, tais como: dificuldades de relacionamento, de sobrevivência, dos cuidados com os filhos e até situações mais delicadas como violência doméstica.

Nos grupos são desenvolvidas atividades com o objetivo de socialização, assim como a integração e o fortalecimento dos relacionamentos familiares e em sociedade. Estes serviços são gratuitos. Assistência Social é um direito de toda a população brasileira.

A Prefeitura de Itaú de Minas, por acreditar nesta assistência, garantiu mais respaldos para o CRAS em vários tipos de atividades. E foi, dentro desse objetivo, em dar continuidade nas oficinas, que antes eram presenciais, que a ideia da TV CRAS ganhou forma, respeitando a quarentena e seu isolamento. Dando vazão para os Facilitadores cumprirem suas agendas, alcançando toda população dentro e fora da cidade.

A TV CRAS já vem experimentando o gosto do sucesso. Toda a divulgação tem sido feita em diversas redes sociais, como o site da cidade (itaudeminas.mg.gov.br), Facebook, Instagram, Whatsapp, o que permite à população uma aproximação de todos os conteúdos disponibilizados.

Para a população itauaense, qual seria importância de aderir a esse novo método de interação social? Desde sempre é fundamental investir na qualidade de vida social ou pessoal. E assim a arte esta entrelaçada a vários benefícios ocupacionais. Arte é uma palavra que se origina do vocábulo latino e significa técnica ou habilidade. Pode se dizer que é uma manifestação humana comunicativa muito antiga.

A arte possui um caráter estético, e está intimamente relacionada com as sensações e emoções dos indivíduos. Como exemplo: teatro, pintura, dança, música, cinema, literatura, arquitetura, violão, Caratê, artes manuais, Ballet, palestras, Zumba e etc.

Além do que a arte tem uma importante função social na medida em que expõe características históricas e culturais, de determinada sociedade, tornando-se um reflexo da essência humana. Ela existe em todas as culturas, e sua definição foi e continua sendo discutida incansavelmente. Hoje em dia a arte evita maiores danos sociais, como estresse, tedio, melancolia, depressão e outros. A sociedade evoluiu passando a “Arte” também para telas de TVs, Computadores, Notebooks, Tabletes, Celulares, facilitando assim cada vez mais o nosso a acesso.

Acessando a TV CRAS, a população encontrará oficinas para crianças e adultos. A ideia é que a população continue tendo o contato com as atividades físicas e reflexivas, favorecendo e interagindo no desenvolvimento mental e físico, auxiliando na prevenção doenças emocionais, sedentarismo, obesidade, doenças cardiovasculares, e outras.

Hoje, a TV CRAS conta com uma programação de segunda à sexta-feira, com estreias todos os dias às 18h. São oficinas de canto, dança, karatê, artes e ballet. Nossos facilitadores: Marly, Carol, Reinaldo e Luana estão também ao vivo nos chats nos horários das estreias de cada oficina tirando todas as dúvidas que surgirem. Participe você também! Inscreva-se no canal do Youtube da TV CRAS, ative as notificações e receba todas as novidades todos os dias! A TV CRAS é feita para você!