Itaú de Minas, 10 de agosto de 2020 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Mapa do Site | Parcerias OSCS

Aulas remotas terão recesso de uma semana

De acordo com a Sra. Danielle Gonçalves Médici dos Santos, Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, as aulas remotas do PAPF (Plano de Articulação Pedagógico Familiar) entrarão em recesso escolar, com duração de uma semana. O início será no dia 27 de Julho e o retorno às aulas no dia 03 de Agosto. E, durante esse período de recesso, não serão realizadas atividades nas aulas remotas.

Nos últimos meses, o mundo passou por várias mudanças devido a COVID-19.  E, com todas essas novas adaptações do dia-a-dia, a Prefeitura Municipal de Itaú de Minas, através a Secretaria da Educação,  desenvolveu um Plano de Articulação Pedagógico Familiar, que estrutura através de aulas remotas o ano letivo das crianças matriculadas na rede pública municipal durante o período de suspensão das aulas presenciais,  tendo como principal objetivo orientar e oferecer estratégias para auxiliar às famílias a criarem uma rotina de atividades pedagógicas que auxiliarão no desenvolvimento das crianças e jovens.

As aulas remotas mudaram a metodologia de ensino e cotidiano dos alunos, da família, dos professores e de todos profissionais da área da educação, com mais tempo em função a elaborar e executar todas as tarefas. Essa nova adaptação para todos gerou mudança tanto nas famílias como nos profissionais, um acumulo de novas adaptações, o que fez necessário essa pausa de uma semana. Essa pausa foi necessária para que todos recarreguem as energias e voltem às aulas remotas mais motivados.

É importante ressaltar que todas as atividades realizadas através do PAPF devem ser entregues aos professores, para que eles possam fazer a correção e dar a nota que constará no boletim escolar do aluno. Essas atividades são de extrema importância para que o aluno passe de ano. Os pais e responsáveis devem se comprometer em ajudam os alunos nas entregas dos trabalhos realizados durante a semana, via on-line ou impressos, e tudo deve ser devolvido para o professor dentro da data estabelecida pelo mesmo.

Durante essa pausa, os pais receberão um questionário para responder algumas perguntas do que está sendo mais fácil e o que está sendo mais difícil e dar suas sugestões sobre as aulas remotas através de um link on-line que receberão, assim ajudará a Secretaria da Educação a fazer os reajustes. Por isso é tão importante que todos os pais respondam.

Estamos nas maiores expectativas para o retorno das aulas presenciais, que ainda não tem uma data prevista para esse acontecer, mas tudo indica que será agora no segundo semestre do ano letivo. Os professores estão com saudades, as crianças estão com saudades e esse retorno terá algumas mudanças para se adequar às normas da Secretaria da Saúde”, diz Daniele.

Dentro desse novo processo de retomada serão seguidos todos os protocolos de segurança para as crianças e todos servidores. Nessa nova realidade de voltas às aulas presenciais, será implantado o método que une aulas presenciais com aulas remotas. Por isso é fundamental que os familiares e responsáveis continuem orientando os alunos e valorizando o ensino remoto, somente dessa forma serão cumpridas as 800 horas de carga horária letiva no ano de 2020. Tudo tem sido pensado da melhor forma pela Secretaria da Educação, para zelar pela saúde dos alunos, familiares, professores e servidores. “É muito triste ver uma escola sem alunos”, afirma a Assessora Pedagógica.

Bom descanso à todos e dia 03 de agosto as aulas remotas do ensino público municipal estarão de volta. Lembrando que estamos em meio à uma pandemia, então fique em casa e tome todos os cuidados necessários para sua própria proteção. É Itaú de Minas contra coronavírus.