Itaú de Minas, 24 de setembro de 2017 Ajuda | Dúvidas Frequentes | Mapa do Site | Fale Conosco | Pesquisa:

Secretário:

Edson Marques Rezende

Atendimento à população:

de segunda-feira à sexta-feira das 07h às 11h e das 12h30min às 16h.

Endereço:

Praça Monsenhor Ernesto Cavicchioli, 340 – Centro – Sede da Prefeitura

Contato:

(35) 3536-3886 / Fax: (35) 3536-4145
e-mail:tecnologia@itaudeminas.mg.gov.br

Setor de Informática

Chefe do Setor: Matheus da Silva Barbosa

Atendimento à população: de segunda-feira à sexta-feira, das 07h às 11h e das 12h30min às 17h15min.
Endereço: Praça Monsenhor Ernesto Cavicchioli, 340 – Centro – Sede da Prefeitura
Telefone: (35) 3536-3886 / Fax: (35) 3536-4145
e-mail: cpd@itaudeminas.mg.gov.br
e-mail alternativo: tecnologia@itaudeminas.mg.gov.br

Sobre a secretaria de TI

É provável que num futuro próximo se estabeleça que nenhum outro campo da ciência foi tão útil ao homem quanto a Informática, o que deixa ainda mais evidente que ela não é apenas um conhecimento em si, mas um modelo de todos os conhecimentos, um grande catalisador. A Informática quando aplicada à área da Saúde, por exemplo, não gera mais conhecimento sobre a Informática; gera, na verdade, mais conhecimento sobre a própria Saúde.

A Informática possibilitou que a informação se tornasse um bem como qualquer outro. Seja na produção, educação, saúde, administração, música ou política, não importa onde, um bem a serviço do homem em última análise. E nenhum outro bem esteve antes tão acessível a um número tão grande de pessoas e de maneira tão irreversível. Contudo, apesar da Informática ter se difundido por toda a sociedade nos últimos anos, o setor político, de modo geral, ainda a utiliza de forma menos intensiva do que o desejável e possível. E é essa realidade que estamos tentando mudar com a implantação do “Programa Itaú de Minas – Cidade Digital”.

A Cidade Digital é um serviço que interliga a cidade com toda a população. A prefeitura torna-se uma grande rede provedora de Internet e todos se beneficiam. Entretanto, o Programa implantado em Itaú de Minas é muito mais que um simples acesso a Internet. É um serviço que busca modernização da gestão pública pela interligação dos setores da prefeitura e de seus órgãos. O objetivo é obter maiores vantagens sob a comunicação entre setores e departamentos, redução de custos e tarifas de telefonia, sustentabilidade, maior demanda de informações, responsabilidade social, customização de pacotes de serviços, melhoria dos sistemas informatizados e muito mais.

A recente criada Secretaria de Tecnologia da Informação, antes Setor de Informática, trabalha no “Programa Itaú de Minas – Cidade Digital” desde o início de 2009 e antes mesmo do Programa ser lançado oficialmente os resultados já se mostravam favoráveis. Contando sempre com o total e irrestrito apoio da Administração Municipal são inúmeras e inegáveis as conquistas tecnológicas, administrativas e sociais alcançadas nos últimos cinco anos:

Autossuficiência:

A Prefeitura Municipal de Itaú de Minas é quase que 100% autossuficiente em mão-de-obra técnica especializada em manutenção de equipamentos, softwares e no desenvolvimento e implantação de novos projetos. Os recursos economizados são revertidos em mais melhorias tecnológicas.

Novos Equipamentos:

Além da aquisição de novos e mais modernos equipamentos, investimos no remanejamento planejado daqueles que já se encontram em uso, o que proporcionou um significativo aumento de mais de 82% em relação a janeiro de 2009 no que tange aparelhos diretamente relacionados à área de T.I.

Software Livre:

Após realização de estudos de caso nos mais diversos cenários da administração municipal, optamos pela adoção dos chamados softwares livres em alguns setores e departamentos, o que está gerando uma economia para os cofres públicos que ultrapassa um milhão e meio de reais.

Softwares de Gestão:

Acreditando que INFORMATIZAR não é apenas MECANIZAR, por isso investimos também na aquisição, no desenvolvimento e na integração de novos softwares e ferramentas de gestão visando melhor atender às reais necessidades dos setores públicos municipais.

Informática nas Escolas:

A Prefeitura de Itaú de Minas investiu na reestruturação e modernização dos PROINFO’s e Salas de Informática das escolas municipais. Além da aquisição de novas máquinas; a adoção do Linux Educacional, Software livre desenvolvido e mantido pelo MEC, foi muito bem aceito por professores e alunos devido à sua grande capacidade pedagógica e de inclusão digital.

Reestruturação do CTI:

Visando atender à sua nova metodologia de trabalho, o Centro de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Itaú de Minas também passou por uma completa e ampla reestruturação se tornando referência; um exemplo a ser seguido por outros municípios. Novos servidores, novos equipamentos, novas ferramentas e um espaço adaptado especialmente para as funções e atividades desenvolvidas pela Secretaria de T.I. e pelo Setor de Informática foram as mudanças físicas mais significativas.

Sistema de Registro Eletrônico de Ponto:

Outra conquista bastante comemorada foi a implantação do sistema de registro eletrônico de ponto (SREP) para o uso dos servidores municipais, o que está gerando um melhor controle por parte da municipalidade quanto a prestação de serviços à comunidade e, ainda, possibilitando que a Prefeitura tenha dados rápidos e precisos sobre o andamento de cada setor.

O sistema adotado pela Prefeitura utiliza a biometria através da leitura e reconhecimento das digitais dos funcionários para abastecer a base de dados abrigada em um servidor central. São vinte e dois relógios de marcação de ponto e acesso espalhados por diversos órgãos públicos do município. Todos estão conectados ininterruptamente com o Departamento de Pessoal onde as informações são coletadas e analisadas.

Portal da Transparência:

E os avanços não param por aí. A Secretaria de T.I. vem investindo pesado em novas tecnologias e ferramentas a fim de melhorar as condições de trabalho do funcionalismo público e, consequentemente, a prestação de serviços para a população. Prova disso foi a reformulação do site oficial do município: o www.itaudeminas.mg.gov.br. Agora um espaço virtual muito mais amplo e interativo, cujo objetivo principal é a prestação de serviços online e a divulgação das contas públicas, licitações, contratos, notícias, dentre outros, mantendo assim um contato direto e próximo com a população norteando-se, obviamente, pela Lei de Acesso à Informação.

Intranet Municipal:

A mais recente conquista e talvez o passo mais importante dado rumo ao objetivo de elevar Itaú de Minas ao patamar de Cidade Digital, no entanto, seja a Intranet Municipal: rede de dados que interligou via cabeamento estruturado e/ou via wireless mais de trinta setores públicos, incluindo escolas e postos de saúde espalhados por toda a cidade.

A implantação da Intranet já está trazendo inúmeras vantagens para a Administração Municipal dentre as quais se destacam, sem dúvida alguma, a melhor comunicação, o acesso rápido e seguro às informações, a redução de custos e a diminuição de tempo para execução de determinadas atividades. Paralelo à tudo isso, um leque de possibilidades se abriu para a atual Administração e para as Administrações posteriores como, por exemplo:

  • Controle sobre tráfego de informações
  • Interatividade entre diversos órgãos
  • Modernização das entidades públicas
  • Centralização de serviços
  • Unificação/agilidade/facilidade na execução de rotinas por parte da Prefeitura por meio de Sistema de Gestão Integrado
  • Utilização da tecnologia de VoIP para comunicação de Voz
  • Interligação de Laboratório de Análise e Clínica com Hospitais para transferência eletrônica de resultados de exames
  • Redução de custos de Internet e serviços relacionados
  • Monitoração de segurança através de câmeras de vigilância
  • Inclusão Digital
  • Inclusão social pelo acesso à Internet

Além de construir essa mega rede, ainda tivemos a preocupação e, por que não dizer, a ousadia de levar Internet banda larga de alta velocidade para todos setores públicos. Hoje, 100% de nossas escolas dispõem de Internet de excelente qualidade para uso de alunos, professores e demais funcionários. A rede que interligava os PSF’s, o Pronto Socorro, o Ambulatório, o Laboratório, a Policlínica e a Farmácia Básica Municipal foi completamente reestruturada e já é vista como referência para outras cidades.

Internet Gratuita:

A tecnologia e a informação disponíveis através da Informática se tornaram fundamentais para a ascensão social e integração das pessoas à sociedade. A atual Administração Municipal acredita não ser justo que o acesso a essas ferramentas fique restrito apenas a uma parcela da sociedade. É fato que nem todas as famílias possuem condições financeiras de obter acesso à Internet ficando excluídas do processo de informação digital que hoje é uma realidade consolidada no Brasil.

Sob o ponto de vista da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal de Vereadores se fez necessário, então, a universalização e gratuidade do acesso à rede mundial de computadores a todos os cidadãos da cidade de Itaú de Minas através do Programa Municipal de Inclusão Digital.

O objetivo principal é democratizar o acesso à Internet. Fazer com que os cidadãos tenham acesso aos sistemas da Administração Pública e, consequentemente, a seus serviços em geral, além de poder contar com sites de educação, cultura e lazer.

Nesse sentido, Itaú de Minas é considerada pioneira na região quanto ao fornecimento gratuito de Internet à população por acreditar que é possível se realizar a inclusão social através da inclusão digital e por perceber a importância da Internet nos dias de hoje, como sendo um dos meios de comunicação e pesquisa mais eficientes, pelo fato de interligar pessoas e instituições do mundo inteiro.

A oferta de Internet Gratuita em Itaú de Minas começou em outubro de 2010. A principio, apenas uma praça disponibilizava o serviço e hoje esse número passou para 12 pontos de acesso público.

Além desses locais, onde não há a necessidade de se obter senha, vale citar que também foi implantada Internet gratuita wi-fi em todas as escolas e postos de saúde do município. Entretanto, nesses locais, o usuário deverá solicitar senha de acesso nas recepções.

E na área central do Município, mais precisamente na Praça Nossa Senhora das Graças, ainda existe um Telecentro comunitário, o Telecentro Professor Clézio Levy da Silveira, que disponibiliza gratuitamente 10 computadores com internet e um instrutor para a população. Esse espaço segue todas as recomendações do Ministério das Comunicações e da PRODEMGE, inclusive no que tange acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Pontos Públicos de Acesso à Internet

  • Praça Nossa Senhora das Graças
  • Praça do Bairro Sagrada Família
  • Praça Joaquim Mário (em manutenção)
  • Praça da Estação
  • Praça da Av. Bela Vista
  • Praça Monsenhor Ernesto
  • Praça do Bairro Universitário
  • Praça da Cohab II
  • Praça do Bairro Santa Terezinha (Baé)
  • Praça do Triângulo
  • Terminal Rodoviário
  • Parque Odélio de Brito

Sistema de Vídeo-monitoramento:

A segurança municipal é uma das prioridades da atual Administração Pública e segundo pesquisas é a segunda preocupação da população, atrás somente da saúde. A Prefeitura de Itaú de Minas através da Secretaria de T.I., vem trabalhando incessantemente na busca de novas tecnologias e ferramentas que possam auxiliar no combate à criminalidade. Prova disso são os investimentos pesados em um moderno e seguro sistema de vídeo-monitoramento, implantado ainda em 2010 com o auxílio da Câmara de Vereadores. Já são 13 câmeras no total, somando fixas e giratórias, responsáveis pelo monitoramento da central, das principais vias de acesso à cidade e do centro do Município. Todas com capacidade identificar pessoas e placas de automóveis a uma distância superior a 600 metros. Em campo aberto, a visualização com qualidade ultrapassa os 1000 metros. Todas as câmeras possuem visão noturna e sistema que garante autonomia de energia elétrica mesmo em caso de apagões.

Ações Futuras:

Recentemente foi criada a Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, que veio com o propósito de expandir ainda mais a inclusão digital em nosso município. Em curto prazo, estamos prevendo a unificação das bases de dados de diversos softwares de gestão pública utilizados atualmente, o que facilitará o acesso às informações por parte dos gestores e da população. Um novo portal está sendo desenvolvido visando atender integralmente a Lei de Acesso à Informação, inclusive no que tange a acessibilidade web para portadores de necessidades especiais. Trabalhamos para implantar um novo sistema de telefonia IP, o que reduzirá custo com telefonia fixa e móvel, e com uma nova política de segurança dentro da administração pública. E por fim, pretendemos ampliar o fornecimento de Internet gratuita para todas as residências da área urbana do município.

A soma dessas e outras conquistas mesmo com a certeza de que ainda há muito a se fazer, deixa claro que Itaú de Minas está no rumo certo. O resultado de tanto trabalho e empenho mostrou que não só é possível como, também, é essencial nos dias de hoje aliar tecnologia e informação à administração pública. Essa realidade só faz aumentar ainda mais o desejo e a necessidade da Secretaria de Tecnologia da Informação em atingir o seu maior objetivo: elevar Itaú de Minas ao patamar de Cidade Digital com qualidade, perícia técnica e, acima de tudo, com respeito ao cidadão.

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